Grupo de Estudos Joaquim Nabuco – Ano IV

O G.E. Joaquim Nabuco reúne pessoas comprometidas com a defesa das instituições tradicionais, das liberdades autênticas, do livre mercado e da pessoa humana, sob inspiração católica.

Fé e futuro do conservadorismo

Rod Dreher

“devemos nos virar para uma compreensão mais orgânica da sociedade, da política, uma compreensão na qual a liberdade está ordenada para uma noção compartilhada de Bem, vivida em comunidade”.

Por Rod Dreher.

[…]

Quando vejo o que, na América de hoje, se chama de conservadorismo, a questão que me vem à mente é “o que se busca conservar?”. Parece cada vez mais que o conservadorismo se define por dizer “não” a tudo o que os progressistas queiram (e dizer sim à maioria das coisas que o mercado quer, exceto em matéria de imigração). E isso é uma função importante! Mas não é suficiente, ao menos não é suficiente para nossas necessidades.

Russell Kirk disse que todos os problemas políticos são, em última análise, problemas religiosos e morais. O que ele quis dizer? Que só podemos buscar ordenar a nossa vida em sociedade, que é o propósito da política, se conhecermos o sentido do Bem, isto é, do fim para o qual a vida em sociedade deve ser ordenada. Ele escreveu:

“O conservador do século XX está interessado, em primeiro lugar, na regeneração do espírito e do caráter – com o eterno problema da ordem interior da alma, da restauração da compreensão ética, e da sanção religiosa sobre a qual toda vida que vale a pena ser vivida está fundada. Isso é conservadorismo no mais alto nível”.

Essa frase soa parecida com alguma espécie de conservadorismo político que você conhece?  Ela não parece nem mesmo com o conservadorismo político defendido pelas proeminentes figuras da direita religiosa.

Nós últimos anos, tornei-me mais interessado em religião e cultura, não tanto por ter me tornado piedoso, mas principalmente porque eu compartilho a mesma visão de Kirk. Se temos alguma chance de restaurar a Polis, temos primeiro de restaurar a Ekklesia. Isso vai levar muito, muito tempo.

Uma recente entrevista com Wendell Berry, na revista Modern Farmer, me fez pensar sobre a Polis e a Ekklesia. Confira:

Modern Farmer: O que um produtor moderno deve ser em vez disso?
Wendell Berry: Um produtor que compreenda relação de dependência entre agricultura e natureza. O produtor responsável não vai adquirir mais terras do que seja capaz de conhecer bem, prestar atenção e cuidar adequadamente. Agricultura tem a ver com tudo. Não podemos reduzi-la a uma transação entre um técnico e uma máquina.

[…]

 

Atente-se para isto: “O produtor responsável não vai adquirir mais terras do que seja capaz de conhecer bem, prestar atenção e cuidar adequadamente”. Igualmente, o falecido Arcebispo Dmitri, de Dallas, acreditava que uma igreja não poderia cumprir a sua finalidade se crescesse e ultrapassasse certo tamanho. Deveria se tornar duas paróquias.

Uma idéia: aprender como ser uma adequada igreja local, no sentido que Wendell Berry tratou sobre o agricultor, e no que o Arcebispo Dmitri exprimiu sobre a paróquia, é um pré-requisito para aprender como ser um político no melhor sentido do termo. Aprender como ordenar nossas vidas individuais, e nossa vida comum, em torno do bem comum, conforme revelado nas Escrituras e na Tradição.

O que quero dizer é que devemos nos virar para uma compreensão mais orgânica da sociedade, da política, uma compreensão na qual a liberdade está ordenada para uma noção compartilhada de Bem, vivida em comunidade. Neste ponto, tudo o que espero do Partido Republicano é que lute para proteger o espaço entre o Estado e as instituições intermediárias (igrejas, escolas e outros), então poderemos redescobrir e restabelecer o que foi perdido na modernidade.

 

Anúncios

Um comentário em “Fé e futuro do conservadorismo

  1. Pingback: Muitos cristãos deveriam saber que há virtude na defesa das causas perdidas | Grupo de Estudos Joaquim Nabuco - Ano IV

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 27 27America/Belem janeiro 27America/Belem 2016 por em Atualidade, Civilização, Conservadorismo, Internacional, Política, Rod Dreher, Russel Kirk e marcado , , , , .
%d blogueiros gostam disto: