Grupo de Estudos Joaquim Nabuco – Ano IV

O G.E. Joaquim Nabuco reúne pessoas comprometidas com a defesa das instituições tradicionais, das liberdades autênticas, do livre mercado e da pessoa humana, sob inspiração católica.

10 anos sem Ronald Reagan

england1600-628x400Por Alexandre Borges

Há exatos 10 anos, o mundo se despedia de Ronald Wilson Reagan, um gigante do século XX e um dos mais importantes presidentes americanos de todos os tempos.

Reagan herdou uma herança maldita de Jimmy Carter (PIB em queda de 0,3%, inflação de 13,5% e desemprego acima dos 10%) e não só retomou o crescimento e a confiança dos americanos no país como deu a ele um dos seus períodos mais pujantes e criativos.

Ator de Hollywood, ex-membro do Partido Democrata e ex-sindicalista, roubou a cena da convenção republicana em 27 de outubro de 1964 com o histórico discurso “A Time For Choosing”, que se você não conhece por favor pare tudo o que estiver fazendo e assista agora. É praticamente tudo que você precisa saber sobre as idéias políticas dos que lutam para manter a sociedade ocidental a mais próspera, justa e livre da história da humanidade: http://youtu.be/qXBswFfh6AY

Na campanha presidencial de 1980, esmagou Jimmy Carter com inteligência, carisma, superioridade moral e uma capacidade única de articular suas propostas e liderar o povo americano para que pudesse reencontrar seu caminho. No célebre discurso de posse, disse a frase imortal: “o governo não é a solução para o nosso problema; o governo é o problema.” Foi eleito, reeleito e fez seu sucessor.

De todas as suas incomparáveis conquistas, a despeito da sórdida, sistemática, abjeta e fracassada campanha de difamação e desmoralização feita pela imprensa da época, já totalmente sequestrada pela esquerda, nada se aproximará da vitória sobre a URSS, que sucumbiu sem a necessidade do disparo de um único tiro, com a ajuda fundamental de Margareth Thatcher e João Paulo II, o papa polonês que sentiu na pele o que é viver num país dominado pelo comunismo. Não por acaso, com um presidente que representa o exato oposto de Reagan na Casa Branca, a URSS está agora sendo reconstruída com força total.

Reagan revitalizou a antiga expressão “Peace through strength”, mostrando ao mundo e à parte mais desmiolada dos liberais que é pela força militar, política e moral dos EUA e do Ocidente que a paz mundial é alcançada. Ele também disse que a liberdade está sempre a uma geração de ser extinta e é por isso que sua determinação em proteger o país e desarticular seus inimigos nunca deve ser esquecida.

Em 12 de junho de 1987, na comemoração do 750º aniversário de Berlim, Reagan discursou ao lado do Portão de Brandemburgo, novamente fazendo história:

“We welcome change and openness; for we believe that freedom and security go together, that the advance of human liberty can only strengthen the cause of world peace. There is one sign the Soviets can make that would be unmistakable, that would advance dramatically the cause of freedom and peace. General Secretary Gorbachev, if you seek peace, if you seek prosperity for the Soviet Union and eastern Europe, if you seek liberalization, come here to this gate. Mr. Gorbachev, open this gate. Mr. Gorbachev, tear down this wall!”

Que o exemplo desse grande líder nunca pare de inspirar a todos que lutam por um mundo mais livre. Viva Reagan!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: